Projecto do Clube de Teatro Verdemcena


Projecto do Clube

A Educação Artística é, no entender do Ministério da Educação, indispensável ao desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno (Ministério da Educação (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, Lisboa, DEB – ME). Sendo a vivência artística um importante factor de influência da aprendizagem, da comunicação e da interpretação do quotidiano, torna-se fundamental a sua integração no leque de ofertas de modo a satisfazer as distintas vocações dos alunos.
Pretende-se, através do teatro na escola, possibilitar aos alunos colmatarem uma lacuna existente na sua formação, respeitante aos aspectos da expressão corporal e da expressão dramática, quase inexistentes nos programas até agora vigentes. Sendo a actividade dramática fortemente globalizadora, contemplando as dimensões plástica, sonora da palavra e do movimento em acção, torna-se uma área privilegiada na Educação Artística.
A actividade dramática é uma prática de grupo que se desenvolve a partir dos conhecimentos, experiências e vivências individuais que os alunos detêm e que pode propiciar a aquisição e compreensão de novas aprendizagens através da exploração de conteúdos dramáticos. Isto confere-lhe um estatuto privilegiado de elo de ligação entre a escola, a família e o meio, condição essencial para que a aprendizagem ganhe novos sentidos e se reflicta no prazer de aprender. Nesta ligação ao exterior, as actividades dramáticas podem ainda funcionar como promotoras de uma presença mais activa da família na vida escolar, através de uma participação efectiva na produção de projectos, ou apenas estando, vendo e acompanhando as actividades desenvolvidas.
As actividades dramáticas proporcionam oportunidades para alargar a experiência de vida dos alunos e enriquecer as suas capacidades de decisão e escolha. Regendo-se por metodologias essencialmente cooperativas, que promovem a colaboração, a interdependência e a inclusão no seio do grupo, são susceptíveis de gerar a reflexão sobre valores e atitudes por parte de todos. Proporcionam ainda formas e meios expressivos para explorar conteúdos e temas de aprendizagem que podem estar articulados com outras disciplinas do currículo escolar.
Através de situações semelhantes à vida real, as práticas dramáticas fornecem processos catalisadores que podem motivar os alunos para o prosseguimento de investigação e aprendizagens na sala de aula e fora dela. As práticas dramáticas desenvolvem competências criativas, estéticas, físicas, técnicas, relacionais, culturais e cognitivas, não só ao nível dos seus saberes específicos, mas também ao nível da mobilização e sistematização de saberes oriundos de outras áreas do conhecimento.
O carácter lúdico do jogo dramático responde a necessidades primordiais do ser humano – a da exteriorização de si no contexto de comunicação e a da busca do prazer na construção da aprendizagem. O jogo permite ainda assimilar mais experiências e dessa forma alargar a compreensão do mundo. Assim, o jogo desempenha um papel importante, mas por vezes desvalorizado, ao longo de todo o processo de crescimento. Aliada à expressão dramática está a expressão corporal. Antes de se exprimir por palavras, o indivíduo deverá ser capaz de utilizar a linguagem universal, a linguagem do corpo, a linguagem do movimento. Mas o movimento não surge do vazio. Ele é consequência de um tecido complicado de vivências, de muitas histórias que há que continuar a contar e a transformar, dando expressão ao comportamento cultural através de um meio de comunicação não verbal. O movimento humano está fortemente impregnado de significados e emoções, mostra-nos os valores, as atitudes, as crenças de uma cultura através da produção física de acções, gestos e posturas. No domínio artístico será fácil de confirmar que o estilo, a estrutura, o conteúdo e a própria interpretação de uma peça coreográfica são, em parte, determinados pela visão de sociedade que se tem. Eis a possibilidade de aprendizagem de uma linguagem, enraizada na realidade sócio-cultural, que se propõe ao aluno um universo rico de comunicabilidade através da materialidade do corpo.


Objectivos do Projecto

O Clube de Teatro Verdemcena será um organismo escolar de natureza lúdica que, concomitantemente, pretende desenvolver, na medida do possível, actividades de carácter pedagógico-didáctico, cujos principais objectivos visam a motivação dos alunos para um melhor rendimento escolar, a partir de uma área artística - o teatro - e a integração de discentes com vontades e aptidões para uma multiplicidades de tarefas interdisciplinares ou áreas a aprofundar, tais como:

- a escrita dramática - oficina de escrita;
- a leitura a partir da palavra e da sua imagética,
- a análise do texto dramático e a sua experimentação prática (representação),
- a moda e a história do traje (construção de figurinos);
- a história social do teatro ( o lugar cénico e a representação político-social);
- o gestus social e a construção do personagem;
- a história do som(sonoplastia); as técnicas de iluminação;
- a elaboração de um projecto (produção);
- o marketing; as artes plásticas e a construção do cenário (cenografia);
- as artes visuais (o vídeo e o grafismo);
- a memória - narrativas orais; organização do programa (pesquisa bibliográfica);
- abordagem às técnicas da comunicação (a articulação, a dicção, a projecção da voz e a importância dos sentidos na comunicação – o olhar, o ouvir, e o tacto - a relação com o espaço.)

Actividades a desenvolver ao longo do projecto:
 Abordagem global ao conceito de clube de teatro - 3h, pelo director da CTB, Rui Madeira. (Dezembro de 2009).

 Oficina sobre a leitura e a imagética da palavra – 3h, pelo director da CTB, Rui Madeira. (Janeiro de 2010).

 Oficina de escrita, pela Dra Regina Guimarães, professora universitária, dramaturga, poetisa, videasta - entre 6 a 10h. (Março de 2009).

 Oficina de Construção de figurinos, pela figurinista Sílvia Alves. (Fevereiro de 2009)

 Oficinas de representação com a colaboração de actores da C.T.B.

 Visitas de estudo ao Theatro Circo:

• Participação na oficina de representação “Falar Verdade a Mentir”, baseada na obra de Almeida Garrett e integrada no projecto da C.T.B. “Bragacult”, Nov. de 2009.

- Representação, no final do ano lectivo, de uma peça de teatro pelos elementos residentes do clube de teatro.

- Participação na Feira Quinhentista, (Maio de 2010).

Para a concretização deste projecto prevê-se a duração de dois anos lectivos, daí que fiquem em aberto outras oficinas e actividades que serão confirmadas para o próximo ano.

Destinatários: Alunos e professores da Escola Secundária de Vila Verde.

Professora Responsável pelo Clube de Teatro
Ana Cristina Oliveira