quarta-feira, 26 de maio de 2010

Parabéns Bobos da Corte

                                 

Os Bobos do clube Verdemcena também estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido nas diversas actividades da Semana Quinhentista: Sarau da Escola Secundária, Jantar Quinhentista, Seminário "Quantos Ledores, tantas Sentenças",( na Biblioteca Municipal, organizado pela nossa BE), e Feira Quinhentista (participação no cortejo  dinamização da tenda do clube e teatro de rua durante a tarde da Feira).
A sua alegria e graça foram de tal forma contagiantes que logo surgiram convites para integrarem eventos onde se enquadra a personagem que representam tão bem. Parabéns pela forma como fizeram  renascer poesia do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, com mais de quinhentos anos.
Nos próximos dias 2 e 5 de Junho os Bobos foram convidados para participarem no encerramento da Bienal de Arte Jovem e no Colóquio Sá de Miranda, a convite da Vereadora da Educação e da Cultura, na Biblioteca Municipal de Vila Verde. 

Apresentação da peça "Falar Verdade a Mentir", de Almeida Garrett, na EPATV

A convite da Exmª Srª Vereadora da Educação e da Cultura da CMVV, o Clube Verdemcena apresentará a peça "Falar Verdade a Mentir" no auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, no próximo dia 17 de Junho, pelas 21h. A coordenadora do clube e encenadora da peça convida antecipadamente toda a comunidade para assistir ao surpreendente desempenho de alunos e professores da Escola Secundária de Vila Verde.

Agradecimentos - Feira Quinhentista

A Coordenadora do Clube Verdemcena deixa aqui um palavra de agradecimento e louvor a duas encarregadas de educação de elementos do clube, à D. Dores, mãe do João Pedro, e à D. Palmira, mãe da Alzira. As duas empenharam-se de corpo e alma na preparação e dinamização da taberna do clube de teatro e fizeram com que uma quimera se tornasse realidade. 
Afinal é possível os pais envolverem-se e participarem com alegria nas actividades da escola dos seus filhos!
Muito obrigada por tudo, D. Dores e D. Palmira! E já agora parabéns pelos filhos que têm!
As portas do Clube e da Escola estarão sempre abertas para vos receber!

Agradecimento de Patrocínio





O Clube de Teatro Verdemcena não podia deixar de agradecer publicamente ao Intermarché de Gême, Vila Verde, pela disponibilidade e colaboração na realização da Feira Quinhentista. Sem a oferta de géneros alimentícios, o Clube Verdemcena não poderia ter dinamizado a taberna da Escola Secundária de Vila Verde, no dia 23 de Maio de 2010.
Em nome do Clube, muito obrigada! Bem hajam!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jantar Quinhentista



Perto de três centenas de comensais participaram  no Jantar da Corte com Sá de Miranda. Coube à Vereadora da Educação e da Cultura da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra Júlia Fernandes, receber os ilustres convidados - Sá de Miranda e Briolanja de Azevedo, sua mulher, brindando os presentes com a dramatização de um texto da autoria do Dr Agostinho Domingues, pela referida Vereadora em contracena com o actor Jaime Monsanto (actor da CTB) e Ana Cristina Oliveira (colaboradora da mesma companhia de teatro e professora na ESVV).

O repasto servido pelos alunos de cozinha/restauração da EPATV foi alimento para o corpo, mas a alma saiu mais rica com as diferentes manifestações em torno da vida e obra do poeta que escolheu Vila Verde para viver os melhores anos da sua vida. 
Foi em ambiente da Corte, com decoração a preceito e comensais maioritariamente trajados a rigor, que decorreu este momento. Os bobos da corte, a dança do ventre, a música da época, a representação teatral e outras manifestações da época foram perfeitos numa noite em que todos saíram a conhecer e a admirar mais Sá de Miranda. 
De resto, até domingo próximo, o Concelho, a Região e o país passarão a conhecer melhor a vida e a obra de ‘Sá de Miranda por Terras de Vila Verde’.



Missa da Época no Santuário do Alívio - 'SÁ DE MIRANDA POR TERRAS DE VILA VERDE'


Sá de Miranda (actor Jaime Monsanto) e sua mulher, Briolanja de Azevedo (Ana Cristina Oliveira, Coordenadora do Clube Verdemcena), marcaram presença na missa evocativa do escritor, integrada na  Semana Quinhentista, em sua honra. Também maracaram presença, trajados a rigor, elementos do clube Verdemcena

Feira Quinhentista - Uma Tarde Inesquecível

Sá de Miranda e Briolanja de Azevedo


Grupo de dança de professores e alunos da ESVV

Encantadores de serpentes

A zona das tabernas


A tarde foi de música, dança, poesia, teatro de rua, jogos populares, torneio de armas a cavalo e falcoeiros. A expressão de uma iniciativa que visou recriar, em todos os aspectos, a época renascentista, altura em que Francisco Sá de Miranda calcorreou terras de Vila Verde. O encantador de serpentes, a doçaria de ervas aromáticas, o artesanato da época maracram presença nas tendas montadas pelas escolas na Praça da República/Jardins de Vila Verde. A grande tenda de ‘comes e bebes’, instalada na Praça de santo António, deu expressão a outros momentos da época renascentista. 
Aspectos que puseram em evidência o poeta que escolheu «os melhores anos da sua vida para se instalar na Ribeira do Neiva». Foi em Duas Igrejas que Sá de Miranda se instalou durante mais de vinte anos e escreveu alguns dos mais belos poemas sobre as paisagens, os rios e as gentes do Minho.


terça-feira, 18 de maio de 2010

A Terceira Estreia - E Agora José




1JOSÉ, o terceiro espectáculo da trilogia José Rubem Fonseca, estreia dia 19, quarta-feira, às 21h30, no Theatro Circo; desta vez os contos do autor brasileiro são Agora você (ou José e os seus irmãos) e Passeio Noturno IO Cobrador,RaimundinhaO OutroA EscolhaPasseio Noturno II e Hildete. Faça-nos companhia!

de 19 a 22 de Maio, 21h30, Pequeno auditório do Theatro Circo

A “trilogia 1JOSÉ 2RUBEM 3FONSECA” é uma co-produção d’A Escola da Noite e da Companhia de Teatro de Braga.

M/16 | textos Rubem Fonseca | encenação António Augusto Barros | elenco Allex Miranda | António Jorge | Carlos Feio | Igor Lebreaud | Lina Nóbrega | Maria João Robalo | Mário Montenegro | Miguel Magalhães | Rogério Boane | Sílvia Brito | Solange Sá | figurinos Ana Rosa Assunção | desenho de luz Jorge Ribeiro | som Eduardo Gama

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Estreia da peça Falar Verdade a Mentir




O clube de teatro da Escola Secundária de Vila Verde estreou hoje a peça Falar Verdade a Mentir,  de Almeida Garrett,  pelas 21.30h, no palco da escola. 
A lotação do polivalente encontrava-se esgotada , estando presentes a maior parte dos docentes, alunos, pais, bem como o Director da Companhia de Teatro de Braga, Rui Madeira, entre outros convidados.
O espectáculo mereceu aplausos calorosos do público que assistiu com entusiasmo ao resultado de meses árduos de trabalho por parte de todos os elementos do clube.
A coordenadora do clube e encenadora da peça, professora Ana Cristina Oliveira, deixa, aqui, a todos um grande abraço e congratula-se com o resultado atingido. 

quinta-feira, 6 de maio de 2010