terça-feira, 5 de outubro de 2010

Novo ano, novos projectos do Vrdemcena


Oficina Teatro do Oprimido


 
Por ocasião do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2010, a Rede Europeia Anti-Pobreza/ Portugal em parceria com os Municípios da região do Cávado - Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde - promoveu o Ciclo de Peças de Teatro Fórum "DAR VOZ", com a presença do Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra.
Com esta iniciativa pretendeu-se através do teatro promover uma reflexão conjunta sobre vivências de pobreza e de exclusão,  inclusive com vista à desconstrução de preconceitos acerca da pobreza e da exclusão social e, por essa via, contribuir para fomentar uma cultura de justiça, de solidariedade e de coesão social. 
O Teatro do Oprimido (TO) caracteriza-se pela utilização das técnicas da dramaturgia que visam precisamente favorecer a compreensão e a procura de alternativas para problemas pessoais e comunitários, estimulando reflexões sobre problemas vividos e explorando histórias do quotidiano. 

A calendarização das peças de teatro foi a seguinte:
19 de Junho, 21.30h
Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos
10 de Julho, 21.30h
Salão dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro
24 de Julho, 21.30h
Auditório Municipal de Esposende
4 de Setembro, 21.30h
Auditório do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, Braga
11 de Setembro, 21.30h
Auditório do Pólo da Escola Profissional Amar Terra Verde, Amares
25 de Setembro, 21.30h
Auditório da Escola Profissional Amar Terra Verde, Vila Verde


O clube Verdemcena aceitou o desafio e participou na última sessão da oficina de teatro, realizada em Vila Verde, no auditório da EPATV, durante o dia 25 de Setembro. 
Em nome do clube, agradeço publicamente, em especial à Dra. Alexandrina, da Casa da Cultura, a oportunidade  de participarmos nesta oficina , dinamizada pelo Grupo de Teatro do Oprimido de Coimbra. Foi com muito entusiasmo e entrega que os elementos do Verdemcena deram corpo ao espectáculo que foi apresentado à noite, como se pode comprovar pelos registos fotográficos da oficina.










Sem comentários:

Enviar um comentário